Brasil em letra e música

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, media: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...


10.786 acessos

Brasil…país de vários países, nação de várias nações, mar de diversas fontes.

Ame-o ou deixe-o! Difícil mesmo é deixar de amá-lo, mesmo enxergando todos os seus defeitos. Seus filhos não conseguem criticá-lo sem dor, pois é impossível deixar de acreditar em um país com um potencial tão gritantemente visível.

Fazendo justiça a este contraste, as músicas que falam sobre nosso amado e idolatrado, porém sempre muito criticado país se dividem basicamente em dois tipos, aquelas que declaram seu amor incondicional ao país e aquelas que metem o dedo em suas feridas.

Em geral as músicas do primeiro grupo enaltecem suas belezas naturais, a coragem e determinação de seu povo, as festas, a animação e a alegria características de sua gente e também suas conquistas. Tirando o hino nacional, cuja letra tem diversas passagens marcantemente militares (“verás que um filho teu não foge à luta/nem teme, quem te adora, a própria morte”), a maioria esmagadora das canções ufanistas brasileiras enaltece um lado totalmente diverso deste, que é o lado pacífico do povo brasileiro, sempre de bem com a vida e otimista, apesar de todas as eventuais dificuldades. Encontramos também representantes dos mais diversos estilos musicais que homenagearam o Brasil desta forma, embora o samba e a bossa nova sejam os estilos mais lembrados neste sentido. Também entram neste grupo as músicas compostas em época de Copa do Mundo e transcenderam a ocasião para a qual foram criadas, tornando-se célebres hinos nacionais para as mais diversas ocasiões.

Já as músicas do segundo grupo falam principalmente sobre os problemas políticos do Brasil, em especial a corrupção, descaso e impunidade dos governantes e demais donos do poder, fazendo o papel de grito de “acorda!” para da população que está alienada ou sonâmbula diante de tantas atitudes de desrespeito que muitas vezes passam despercebidas diante de nossos narizes. Neste terreno, os estilos que se destacam são a MPB, especialmente na época da ditadura militar, e o rock, estilo rebelde por natureza. Neste segundo grupo, além das críticas ferrenhas e incisivas, também encontramos as sátiras e críticas bem humoradas, como “Aluga-se”, de Raul Seixas, hoje mais conhecida na versão dos Titãs.

Bom, abaixo selecionei algumas destas músicas para quem quiser fazer uma viagem nacionalista nesta semana da independência, algumas delas em interpretações diferentes daquelas em que ficaram conhecidas. Outras, como “Que país e este”, do Legião Urbana, eu deixei na versão original, pra mim até hoje imbatível! Em time que está ganhando não se mexe.

Aquarela do Brasil – Elis Regina

País Tropical – Daniela Mercury

Pra frente, Brasil – Angra

Aluga-se – Raul Seixas

Haiti – Caetano Veloso

Que país é este – Legião Urbana

Brasil – Cazuza e Gal Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentar com seu user do Facebook

Comentários

Powered by Facebook Comments

3 Comentarios

  1. Ana Clara /
    EU QUERIA TEM MUITAS LETRAS DE MÚSICA QUE FALAM SOBRE BRASIL
  2. Há também (sem deixar de ser crítico social) o viés de nosso amigo Noel Rosa. Que, com humor ácido, canta as “encrencas” de um país que deixa de ser agrário e encontra a modernidade dos centros urbanos (Rio de Janeiro) e a consagração das curvas e da malandragem, que afirmam socialmente os deasassistidos e os iletrados. Também acho a versão original do Legião imbatível!
  3. oguem sabe onde tem musicas falando do brasil

Deixe um comentario